Tratamentos

Ortodontia

          Estamos sempre  buscando trabalhar com as mais modernas técnicas de aparelhos fixos, como os sistemas auto-ligados, que reduzem o tempo de tratamento em média em 20 a 30%, junto com os fios termo-ativados, que reduzem as forças aplicadas aos dentes, diminuindo com isso o desconforto no tratamento. Também aplicamos, quando necessário, os miniimplantes ortodônticos, que permitem executar movimentos dentários mais complexos com menos risco de efeitos colaterais.

Com atualização constante, buscamos trazer para os tratamentos o que existe de mais atual na ciência ortodôntica, para tratamentos mais eficientes e melhores resultados.

Ortopedia funcional

          Enquanto a ortodontia fixa executa tratamentos baseada nas forças aplicadas diretamente aos dentes, a ortopedia funcional dos maxilares se baseia em dar ao sistema músculo-osso-dentes uma via indireta de tratamento, onde o aparelho, sempre móvel e frouxo na boca, transmite a força muscular fisiológica aos ossos e dentes, permitindo um desenvolvimento mais adequado e natural das arcadas dentárias. Por isso, é possível atuar desde muito cedo, mesmo quando a criança ainda não trocou nenhum dente de leite, ou seja, já pelos 4 ou 5 anos é possível atuar de forma preventiva, buscando o correto desenvolvimento de todo o sistema, e não apenas dos dentes.

Alinhadores invisíveis
Sistema Invisalign
Invisalign-Doctor-Color.png

          Como uma das mais modernas formas de tratamento, os alinhadores invisíveis permitem correções em casos não muito complexos, com placas 100% estéticas e transparentes, totalmente projetadas por computador, que, usadas em sequancia permitem levar os dentes para seus devidos lugares sem comprometer a fala e a aparência do paciente. 

Aparelhos para o ronco e apneia do sono

          Há cerca de 25 anos trabalhando nessa área, o Dr. Luiz Roberto Godolfim é um dos precursores no Brasil dessa técnica que permite, com um aparelho oral, tratar o ronco e a apneia do sono. A apneia do sono é uma doença que interfere de forma muito significativa na saúde geral do paciente, piornado de forma significativa doenças como a hipertensão, diabetes, enfarto e avc. O uso dos aparelhos permite minimizar o efeito da doença, que tem o ronco como seu prinicpal sintoma.

Diagnóstico com imagens 3D

          Uma das grandes inovações que tivemos nos últimos anos na odontologia e em especial na ortodôntia foi a possibilidade de realizar o diagnóstico em 3D, através das tomografias e análises através das reconstruções em três dimensões das estruturas da face e dos dentes, e mais recentemente ainda a utilização dos modelos digitais, em substituição dos antigos modelos de gesso. Isso possibilita um diagnóstico e planejamento dos tratamentos com uma quantidade de informação impensada nos tempos das radiografias comuns. Essa avaliação permite elaborarmos tratamentos mais simples para muitos casos e tratar casos mais complexos com maior possibilidade de acerto do que com a antiga "documentação ortodôntica" radiográfica.

Coleta de Células Tronco do Dente de Leite

         Dente de leite: fonte de células-tronco

          Com as pesquisas cada vez mais avançando na área da medicina, precisamos ficar atentos a momentos que são únicos.  Você provavelmente já ouviu falar nas células-tronco do cordão umbilical. E da importância de seu armazenamento em banco específico para futura utilização caso necessário. Ou já soube de alguém que fez doação da medula óssea. O que poucos sabem é que o dente de leite é fonte de células-tronco. As pesquisas são recentes, mas determinantes. E o benefício se estende aos familiares do doador.

            Em parceria com o CCB (Centro de Criogenia Brasil) estamos realizando a coleta de células tronco do dente de leite, um serviço pioneiro no estado de Santa Catarina